sábado, 17 de setembro de 2016

ECONOMIA: A pesca em Pirambu agoniza

.. enquanto isso não há uma política pública para o setor.

A atividade pesqueira em Pirambu já correspondeu ao equivalente a 75% da economia de nosso município,  picos verificados de 1984 a 1999. Neste período Pirambu foi uma das maiores bancas camaroneiras do Nordeste, competindo com centros de Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte.
Já faz mais de 15 anos que a atividade pesqueira cresce como _rabo-de-cavalo_ ao mesmo tempo que os atores sociais que a operam são pouco visionários ou pouco pragmáticos em buscar novas alternativas.

O poder público por sua vez não mostrou vontade política em construir políticas públicas para o setor capaz de apontar respostas a médio e longo prazo. A pesca em Pirambu não é levada a sério.
Organizações como Colônia de Pescadores, Condepi, organismos como Ibama, Secretaria de Pesca, não podem se resumir a gerenciar seu eixo, mas o raio em sua órbita 

Aproxima-se mais uma eleição municipal e nenhum candidato a prefeito  e vereador esboçou qualquer compromisso na  busca de caminhos/saídas  para o setor, apesar dos discursos vazios de alguns pseudos defensores da atividade econômica.

Responsável por elevar Pirambu no cenário da economia  estadual,  a atividade pesqueira declinou e hoje corresponde a menos de 45% da nossa força econômica, mas isso parece preocupar  muito pouco  aos "caçadores de royalties" de ontem e de hoje.
__________
por Claudomir Tavares

MAIS ACESSADAS