terça-feira, 23 de agosto de 2016

EDITORIAL: Há 33 anos, um cão de guarda da liberdade de expressão

Do Clarim, a Tribuna da Praia, uma metamorfose na imprensa sergipana.



Há 33 anos, no dia 23 de agosto de 1983 nascia o jornal "O Clarim", leito natural de um rio de informações que desaguaria na Tribuna da Praia, que dá cidade de Pirambu se irradia para o Vale do Japararuba e daí para o Baixo São Francisco sergipano/alagoano, sendo hoje ecoado em todos os continentes da Terra.
Ao longo de sua trajetória, o jornal mudou de nome sem nunca renunciar de seu norte e dos objetivos que justificam sua existência. Nasceu como "O Clarim" (1983), se transformou em "Jornal dr Pirambu" (1984), depois em "O Atlântico" (1987) e depôs em "Tribuna da Praia" (1988).
A partir de 1993 se transforma em "Acorda Pirambu", reaparece como "Jornal Opara" (2002) e no ano seguinte volta a se chamar "Tribuna da Praia", não alterando mais sua denominação a partir de então (leia mais).
Acreditamos que, como propôs Karl Mark que "a função da imprensa é ser o cão-de-guarda, o denunciador incansável dos opressores, o olho e a boca onipresente do espírito do povo que guarda com ciúme sua liberdade. [...] O dever da imprensa é tomar a palavra em favor dos oprimidos a sua volta. [...] O primeiro dever da imprensa é minar todas as bases do sistema político existente."
Neste sentido, nossa linha editorial tem lado, e este não é dos opressores, das elites e seus lacaios, mas do povo e da liberdade de expressão.
Assim, ao completar 33 anos sem nunca ter desistido de seu papel social e de sua tarefa inadiável, a Tribuna da Praia agradece a todos e rodas que assim como nos prestigiaram no passado, nos brindam no presente, diariamente com mais de 5 mil acessos que multiplicam nossa responsabilidade.

por Claudomir Tavares, diretor-fundador

MAIS ACESSADAS

NOTÍCIAS