sábado, 19 de novembro de 2016

FIQUE DE OLHO: 2° CINEST - Festival de Vídeos e Mostra de Cinema Estudantil

Por Claudomir Tavares

Dentro da proposta pedagógica da disciplina História, o Colégio Estadual Joana de Freitas Barbosa promoverá o 2° CINEST - Festival de Vídeos e Mostra de Cinema Estudantil, ação que consiste em exibição  e discussão de filmes, oficina de produção de vídeos amadores e palestra em torno da sétima arte.
Por questões excepcionais,  a proposta será ajustada as peculiaridades  e acontecerá de forma diversificada,  para contemplar estudantes de todos os turnos em torno das temáticas propostas.
Preliminarmente serão exibidos três filmes, sendo cada um deles relacionados a uma série,  antes do I CINEST  propriamente dito que acontecerá em janeiro de 2017.
Para esta etapa estão previstos as exibições dos filmes "O Nome da Rosa, Tempos Modernos e A Revolução dos Bichos".
A escolha do filme O Nome da Rosa,  baseado na obra de Humberto Eco, marcará  os 30 anos do lançamento do filme que se tornou uma referência mundial, instigando várias gerações de estudantes e professores dos cursos Superiores e Ensino Médio.
Ao longo desta semana serão informados as datas,  horários e turmas em que acontecerão as sessões de cinema. 

__________
A TERRA TREMEU: Abalo sísmico assustou  moradores de Propriá

Um tremor de terra de pequena proporção assustou os  moradores da cidade de Propriá, distante 98 km da capital, Aracaju. O abalo sísmico ocorrido por volta de 01h15 de terça feira (15) sentido em outras cidades e povoados do Baixo São Francisco em Sergipe e Alagoas
Faz cerca de 10 anos que fenômeno semelhante ocorreu na cidade, mas daquela vez bem maior. O dessa madrugada teria duração entre 2 e o 3 segundos,  mas suficiente para deixar sem sono muitos que acabavam de assistir a vitória da Seleção Brasileira derrotar o Peru por 2 X 0
Faz cerca de 10 anos que fenômeno semelhante ocorreu na cidade, mas daquela vez bem maior. O dessa madrugada teria duração entre 2 e três segundos,  mas suficiente para deixar sem sono muitos que acabavam de assistir a Seleção Brasileira derrotar o Peru por 2 X 0.
Há uma década a notícia do tremor de terra foi socializada pelo Orkut e só quem tinha computador ou estavam em lan house foram informados pela Tribuna da Praia. Este último fora levado ao conhecimento de todos através das novas redes sociais como o WathsApp e FaceBook.

RÁDIO VOZ DO SÃO FRANCISCO

No dia em que estará completando 5 anos de lançamento (10 de dezembro), estará entrando no ar em fase experimental a Rádio Voz do São Francisco. A direção é de Claudomir Tavares  ( Rede Popular de Comunicação Alternativa: Atalainha, Tribuna da Praia e Voz do São Francisco ).

AULA PÚBLICA

Com a presença do professor PHD em Filosofia  Saulo Souza (UFS), aconteceu no último dia 10, no auditório do Colégio Estadual Joana de Freitas Barbosa, em Propriá, a 1ª Aula Pública que teve como tema "Reforma do Ensino Médio - e eu com isso? Desafios para professores e estudantes", abrindo este ciclo de aulas temáticas da disciplina História naquela instituição.

MPB COMUNIDADE

Será hoje, às 20 horas na Rua da Palma a abertura do Pr0je MPB Comunidade em Propriá.  A iniciativa é do Grupo História da Música.

LUTO OFICIAL
O prefeito de Propriá,  José Américo (PSC) decretou luto oficial por três dias pelas vítimas do acidente de quinta-feira,  17, na BR 101

CADEIA NELES/AS...

Lugar de corruptos é na cadeia. Sejam do PT, PMDB,  PSC, et caterva. Abomino o corrupto e a corrupção.  Ponto final.

ECONOMIA E TURISMO

Neste final de semana concluiremos a escolha dos finalistas nas categorias Economia e Turismo do 7° Prêmio Tribuna da Praia 2015/2016.

CAVALGADA DA UNIÃO

 Será neste sábado com concentração no povoado Canal e destino a Pirambu a IX Cavalgada da União,  organizada por Arthur Mendonça.
37 ANOS DE HISTÓRIA
Instituída em 17/11/1979 através da Lei Municipal  n° 52, a EM Mário Trindade Cruz, de Pirambu, completou 37 anos de existência.  Parabéns para todos nós.
ANDRÉ MOURA
O deputado federal André Moura acredita na reversão no TSE do revés que o prefeito Elio  Martins (PSC) sofreu no TRE/SE.
__________
_Claudomir Tavares (48), professor das redes municipal em Pirambu e estadual em Propriá. É diretor-fundador da Tribuna da Praia. Com informações do Facebook, Twitter e WathsApp_

MAIS ACESSADAS

NOTÍCIAS