quarta-feira, 26 de julho de 2017

BRASIL: população envelhecendo

______
Jessica Feitoza

Segundo pesquisa do instituto Brasileiro de Geografia e estatísticas (IBGE) realizado pelo censo de 2004, a população Brasileira está passando por um processo de envelhecimento. Os dados apontam um número de 1,8 milhões de pessoas com 80 anos ou mais, e a previsão dessa pesquisa é que esse índice tende a alcançar 13,7 milhões até 2050. 
Esse envelhecimento gera um grande problema a economia de um país principalmente uma nação de economia fraca e emergente como é o caso do Brasil, que tem que relativizar o número de aposentados em relação aqueles em atividade.               

Não é difícil assimilar esse problema ao contexto histórico do nosso país, eis alguns fatores que contribuíram para tal acontecimento: MORTALIDADE INFANTIL (ocasionada principalmente pela ausência do pré-natal em épocas passadas) INGRESSÃO DA MULHER NO MERCADO DE TRABALHO (período entre guerras) POPULARIZAÇÃO DOS MÉTODOS ANTICONCEPCIONAIS E PRINCIPALMENTE CAMPANHAS ANTI-NATALISTA. (após a segunda guerra no Governo Vargas  até a década de 90).

Nos países nórdicos como os europeus, esse fator é constante, mas o governo consegue equilibrar, pois sua economia é estável, no entanto, o Brasil parece está vivendo décadas perdidas, depois de tantos investimentos do governo (desde os anos 50 até a década de 90 com as políticas anti-natalista) ele agora se viu com sua proposta cumprida, ou seja, caiu acentuadamente o número de fecundidade como ele havia planejado, mas o que ele não imaginava era que a economia iria oscilar tanto a ponto de solidificar ou se seja, a população economicamente ativa daqui a alguns anos irá se igualar com a população idosa.

Tentado rever essa complicada situação,o Governo Lula  influenciou de maneira parcial, porém evidente a campanha natalista maximizando o programa Bolsa Familia.  Só resta saber se as novas gerações irão optar por ficar em casa cuidando de bebes, ao invés de ingressar no mercado de trabalho.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

MAIS ACESSADAS

NOTÍCIAS