sexta-feira, 21 de julho de 2017

ESPORTE: Futebol brasileiro, história desafios e glórias de um povo

O Brasil é considerado o país do futebol por apresentar um legado de títulos e conquistas ao longo de sua existência no país. No total são cinco taças conquistadas em Copas do Mundo. O futebol se tornou importante para o país, tendo caído na graça do povo e sendo um dos mais praticados por sua população que apresenta um grande número de torcedores.

O esporte de origem inglesa chegado ao Brasil a mais de um século, foi readaptado e se consagrou em terras tupiniquins, como se tivesse sido inventado por aqui mesmo. Ao ver os grandes talentos da bola se consagrando profissionalmente, logo a modalidade é sonho vivo de todo menino de origem humilde que se empenha bastante nos treinos com a intenção de se tornar o próximo Pelé, Romário, Ronaldo e tantos outros nomes da bola que inspiram essa geração.

Paulo tanque – o sonho na ponta do pé

Foto: Arquivo pessoal

Um exemplo de persistência é do jovem Paulo Eduardo Santos, mais conhecido pelo vulgo de Paulo Tanque. O jogador atualmente é o centro avante do Coritiba Futebol Club de Sergipe, com sede localizada na cidade de Pirambu. Com muita garra, determinação, força de vontade e treino, bastante treino, o jovem paraense de 22 anos tem no olhar, o brilho que vislumbra várias conquistas a serem alcançadas no futebol; para isso, o Paulo Tanque, tem pagado o preço dos treinos diariamente. A primeira dificuldade do jovem foi deixar tudo em Belém do Pará para vir a Sergipe se tornar jogador de futebol.

O sonho que não foi realizado pelo pai, está sendo concretizado pelo jovem Paulo. Mesmo a distância o senhor Paulo Alves, tem incentivado e acreditado que seu filho vai marcar o seu nome na história do esporte brasileiro. “Jogar futebol já era sonho meu, mas meu pai me incentivou mais ainda para que isso se tornasse realidade”, comenta satisfeito o jovem Paulo.

Escalado para participar do campeonato sergipano que acontece em setembro, o jogador cria expectativas de que essa competição será um divisor de águas em sua carreira. Suas esperanças é dar o seu melhor em campo, somando com a equipe e fazendo muitos gols. Inspirado em Robert Lewandowski do Bayern de Munique, e no Fred Guedes do Atlético Mineiro, Paulo Tanque caminha rumo a sua vitória, mesmo crente que vai ter que suar a camisa nos gramados para fazer gols.
O jovem ainda faz menção as dificuldades existentes atualmente na modalidade, assim como faz críticas à atual conjuntura esportiva que dita regras em campo causando um certo retrocesso na modalidade esportiva. “Os desafios que a garotada enfrenta atualmente no futebol tem sido muito, um deles refere-se a falta de investimentos em técnicas e táticas que proporcionem a lapidação de novos talentos, gerador de um bom rendimento em campo que pode gerar o profissionalismo”.

Futebol em Pirambu

Foto: Arquivo pessoal

A cidade litorânea de Pirambu já foi agraciado com a gloria das partidas de futebol, tendo os nomes de Acácio Cruz, Luciano Cruz, Aldevan Nascimento (Pirambu) registrados em sua história. O Pirambu Futebol Club teve seu momento de auge com sua vitória no campeonato brasileiro em 2006. Outro evento marcante para o club foi a tentativa de vencer o Corinthians no campeonato Brasileiro de 2014, sendo derrotado por 3X0.

Sobre o Dia Nacional do Futebol

O Dia Nacional do Futebol é celebrado em 19 de julho no Brasil. A data foi escolhida pela Confederação Brasileira de Desportos (CBD), em 1976, em homenagem ao time mais antigo do país em atividade, o Sport Club Rio Grande, do Rio Grande do Sul, fundado no dia 19 de julho de 1990.
O futebol, jogado como atualmente, foi criado na Inglaterra em meados do século XIX e veio ao Brasil em 1894. 

O paulista Charles W. Miller (1874-1953), considerado o “pai do futebol brasileiro”, voltando de uma temporada de estudos na Inglaterra trouxe para o Brasil um par de bolas e um livro com as regras do jogo. Um ano depois, foi realizada a primeira partida de futebol no Brasil, com equipes formadas por ingleses radicados em São Paulo.

Até a década de 1920, o esporte era considerado de elite. Sua popularização acontece aos poucos quando o esporte passa a fazer parte dos bairros pobres de grandes cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre. A profissionalização do futebol acontece com a formação de vários clubs de renomes como os que fazem parte do campeonato brasileiro atualmente.
 __________

Leticia Kirchnner

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MAIS ACESSADAS

NOTÍCIAS