sábado, 22 de julho de 2017

SAÚDE: Fitoterapia - a cura pelo poder das plantas

Basta olhar para uma planta e estudá-la para saber dos poderes e propriedades medicinais que ela possui, assim como suas contribuições para a saúde e o bem-estar físico diário. A fitoterapia como atualmente é conhecida, existe há milhares de anos e, é praticada por diversos povos em diversas culturas. Ela é constituída em um conjunto de práticas complementares cujo objetivo é utilizar recursos e conhecimentos populares por meio das plantas, transmitido através das gerações para o processo de cura das doenças.

As rezadeiras e a influência de curar por meio das plantas

Respeitada por seus saberes e crenças populares, dona Maria de Fátima Souza, é vista por seus pares como a médica popular que tem o remédio certo para cada dor. Ela conhece cada planta como palma de sua mão. Para isso, se empenhou em conhecer e adquiri os conhecimentos que sua mãe e avó, que também eram rezadeiras, lhes passaram.

Sobre a importância da fitoterapia, dona Maria corrobora que “é preciso entender que antes do desenvolvimento da medicina, as plantas já faziam parte do cuidado de nossas vidas, apresentando bons resultados em nós. É notório que com a evolução da indústria farmacêutica, esse saber passou a apresentar segundo plano”. Ela ainda defende que as práticas fitoterápicas devem ser executadas dentro do Sistema Único de Saúde (SUS), como programa de informação e promoção a saúde, ressaltando que “ enquanto a alopatia trata da doença, a fitoterapia trata o paciente como um todo”. Afirma.




Além de rezadeira de raminho, dona Maria também é Reikiana e praticante de Cone Chinês. Ela ainda comenta que se sente triste em ver sua cultura cada vez mais apagar. Já são mais de 20 anos atuando no movimento da fitoterapia.

Curso de Fitoterapia na UFS

Com a finalidade de promover praticas integrativas de saúde, principalmente que elas sejam executadas no Sistema Único de Saúde (SUS), a Universidade Federal de Sergipe (UFS), iniciou na última sexta, 21, o curso de Praticas Integrativas, complementares e populares de saúde e sua interface com a educação. O curso tem como objetivo promover a assistência humanizada abrangente e participativa para seu público alvo.


As práticas integrativas e complementares são oficialmente reconhecidas pelo Ministério da Saúde, e oferecem recursos holísticos, ecológicos, energéticos e vibracionais por meio da fitoterapia. A realização do curso será de 1 ano, e paralelo a ele acontecem também os cursos de Reike, Massoterapia e Auriculoterapia.


 ________
Leticia Kirchnner

2 comentários:

MAIS ACESSADAS

NOTÍCIAS