sábado, 16 de setembro de 2017

FIQUE DE OLHO: Rodovia SE 100 Norte, uma obra de R$ 38 milhões despejados na lama

Atenção governador Jackson Barreto (PMDB). Essa é a situação atual da "rodovia" SE 100 - Norte, que ligará os municípios de Pirambu e Pacatuba. Na foto capturada pelo radialista Agnaldo Silva (Rádio Trindade), trecho que liga os povoados Aguilhadas a Lagoa Redonda - intransponível. Orçada em mais de R$ 38 milhões, conssoante portal do Governo de Sergipe, as obras as obras caminham a passos de tartaruga e pela inconsistência, após cada chuva, o que foi feito se perde, pois na trégua não há recuperação dos danos provocados pela ação da natureza.
■ Sem compensações
Aliado a isso, co-existem os embargos e impedimentos impetrados pelos órgãos ambientais e patrimoniais, dada a inexistência de compensações para as comunidades que sofrerão os impactos quando (sabe-se lá) a invstida foi concluída.
■ Sítios arqueológicos
Durante a fase preliminar da obra, pesquisas realizadas nas margens por onde seria construída a rodovia, identificaram a existência de 21 sítios arqueológicos, sendo 4 deles na área da Reserva Biológica Santa Isabel, não sendo conhecido qualquer trabalho de salvamento.
■ Um rally do litoral
Para vocês terem uma idéia da gravidade do problema, uma viagem em condições normais de Lagoa Redonda a Pirambu, um percurso de 14 Km, se fazia entre 20 a 30 minutos, se verificando hoje 50 a 60 minutos.
■ Estudantes prejudicados
O transporte escolar que conduz estudantes dos povoados a sede do município de Pirambu que antes chegava às unidades de ensino antes das 12h50 (horário em que se iniciam às aulas), não consegue alcançar seu destino antes das 13h15, provocando irreparáveis prejuísos a centenas de jovens e adolescentes.
■ COM-VIDA reunida
Aconteceu na tarde de ontem, 12, a terceira reunião da COM-VIDA da Escola Municipal Mário Trindade Cruz. Na pauta a aprovação de um cronograma de trabalho e o engajamento dos professores nas sub-comissôes.
■ História de Aguilhadas
Um grupo de estudantes do Colégio Estadual José Amaral Lemos - berço cultural de Pirambu, está elaborando um trabalho que pretende re-constituir a Menória & História de Aguilhadad. Na tarde de ontem, 12, elas entrevistaram os professores Claudomir Tavares e Agnaldo Silva.
■ Eleições na Colônia de Pescadores
Está marcada para o próximo domingo, 17, às eleições para a Diretoria e Conselho Fiscal da Colônia de Pescadores Z - 5 de Pirambu e região. Duas chapas concorrem ao pleito, lideradas por Miguel Porto Pires (Chapa 1) e por Derilza Bita Ferreira (Chapa 2).
■ Posto 24 horas
Em campanha para se eleger em 2012, o então candidato a prefeito Élio Martins (PSC) prometeu manter aberto e funcionando a Clínica de Saúde 24 horas para prestar os primeiros atendimentos a uma população de quase 10 mil habitantes. Até hoje, passados cinco anos, quem precisar desse serviço terá que se submeter a ambulanciaterapia - correndo riscos de vida, se por exenplo, se sofrer um enfarte (bloqueio do fluxo sanguíneo para o músculo cardíaco).
● Lindo vai à Câmara
Está previsto para a próxima semana a ida do secretário municipal de Saúde, Ivanilton Nascimento (Lindo) à Câmara de Vereadores. Ele atende convite formulado por parlamentares ouvindo os reclames da sociedade para prestar esclarecimentos a respeito das demandas elencadas naquela casa.
■ Nitrog1licerina pura
Está para estourar uma "bomba" que, segundo se anuncia, é nitroglicerina pura: trata-se do vazamento (sabe-se lá em quais circunstâncias), de um diálogo comprometedor entre duas autoridades.
■ Me sagem da semana:
"Nãonsabendo que era impossível, foi lá e fez". (Jean Cocteau).
__________
por Claudomir Tavares - escreve às quartas feiras neste espaço

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MAIS ACESSADAS

NOTÍCIAS