sábado, 16 de setembro de 2017

Setembro Amarelo: Uma campanha de prevenção ao suicídio, entenda o que é e saiba sua importância

O Brasil é o 8º país do mundo em número absoluto de suicídios, os dados são do Centro de Valorização da Vida (CVV). Uma pessoa se mata a cada 45 minutos, perfazendo 32 óbitos por dia, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Entre 1980 e 2012, as taxas de suicídio cresceram 62,5% na população em geral, contudo os dados se tornam mais preocupantes na faixa etária dos 15 aos 29 anos, a média aumenta em ritmo mais rápido do que em outros segmentos.

São 5,6 mortes a cada 100 mil jovens (20% acima da média nacional). Os dados são da pesquisa Violência Letal contra as Crianças e Adolescentes do Brasil e do Mapa da Violência.

A psiquiatra e pesquisadora em saúde mental, Mônica Silveira, afirma que “ são vários os fatores associados as taxas de suicídio”. As causas relacionadas ao suicídio podem chegar a envolver casos de depressão, conflitos amorosos, descobertas de doenças terminado como com câncer e Aids, etc. Lembrando que acerca dos que optaram por essa prática,  em hipótese alguma eles quiseram tirar a própria vida, e sim, matar a dor na alma que sentiam.

Diante dos atuais dados que revelam o quão calamitosa é a situação em nosso país, em setembro de 2014, foi criado a campanha de prevenção “Setembro Amarelo”, como forma de eliminar de vez por todas essa triste realidade, na busca incessante de promoção e valorização da vida. Quanto a campanha, a pesquisadora Mônica Silveira,  ainda afirma que apesar dos incentivos da campanha Setembro Amarelo, “ainda não existem dados  de pesquisa associando a redução da taxa de Suicídio”.

Sobre a campanha 

Com o Setembro Amarelo, a ideia é promover eventos que abram espaço para debates sobre suicídio, além de divulgar o tema e alertar a população sobre a importância de sua discussão.
 Durante todo o mês de setembro, é comum ver espaços públicos e privados decorados e/ou iluminados com a cor amarela. O período foi escolhido porque 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.


Atenção aos sinais 

Alguns sinais de mudança de comportamento podem estar associados aos propensos suicidas. Saiba como identificar características de um jovem com tendências suicidas

Alterações significativas na personalidade ou nos hábitos; comportamento ansioso, agitado ou deprimido; queda no rendimento escolar; afastamento da família e de amigos; perda de interesse por atividades de que gostava; descuido com a aparência; perda ou ganho repentinos de peso; mudança no padrão usual de sono; comentários autodepreciativos recorrentes ou negativos e desesperançosos em relação ao futuro; disforia (combinação de tristeza, irritabilidade e acessos de raiva); comentários sobre morte, sobre pessoas que morreram e interesse pelo assunto; doação de pertences que valorizava; expressão clara ou velada de querer morrer ou de pôr fim à vida.

Por Letícia Kirchner 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MAIS ACESSADAS

NOTÍCIAS