quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

Entrando para a história : Íkaro Barreto será o primeiro "Doutor" de Pirambu

 O Estatístico Íkaro Barreto, Doutorando,  já é o primeiro "Mestre" da história do Município de Pirambu, e tudo indica que em 2020, será o 1º Doutorado.


Nesse quadro, o Tribuna da Praia analisa personalidades sergipanas que contribuíram e contribuem com o desenvolvimento social, intelectual e politico da cidade. Fique atento a outros personagens em destaque do ano de 2017.

Originado no  Município de Pirambu, Ikaro Daniel Carvalho Barreto (29), nasceu em 26 de dezembro de 1988 em Aracaju. Ele é o filho mais velho do casal Antônio Edson Barreto e  Teresa Maria Moura de Carvalho Barreto, moradores de Pirambu há mais de 20 anos,

 Íkaro estudou o Ensino Médio no Colégio Estadual José Amaral Lemos no Município de Pirambu, lá ele conta que:

"  Fui adolescente nos muros do Amaral. Eu era tímido, mas, tenho amigos ainda desta época. Não me acho inteligente, acho que faço o melhor que posso com o que tenho a mão. Tive muitos colegas brilhantes no Amaral  Lemos, em diversas áreas do conhecimento, e todos eles são felizes e  realizados da sua forma". Destaca.

Em 2007 ingressou no curso de Estatística da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Em 2011 escreve a tese Regressão Logística Nominal: separação, multicolinearidade e multinomia (uma área da Bioestatística  aplicada a Pediatria, Fonoaudiologia e Cardiologia).

O jovem estatístico, Ikaro Barreto,  também realiza trabalhos que envolvem outros temas como, Microcefalia, Infarto Agudo do Miocárdio, Assistência Hospitalar, Near Miss Materno, Asma em adolescentes e Alergia alimentar em crianças .

Em 2013 foi selecionado para ser Professor Substituto na UFS, onde permaneceu em um contrato de 02 anos.

Em 2015, Íkaro passa a receber como co-autor o Prêmio de Menção Honrosa em Fonoaudiologia pelo Departamento de Mortricidade Orofacial da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, com o Estudo Comparativo dos efeitos da estimulação gustativa na sucção de recem-nascidos a termo e pre-termo, concedido.


No mesmo ano, entra para o Mestrado na Universidade Federal Rural de Pernanbuco- UFRPE, para  especialização em Biometria e Estatística Aplicada. 

Em 2016, Íkaro conseguiu  terminar o Mestrado em apenas 01 ano, e  logo em seguida foi aprovado na seleção  de Doutorado ainda no mesmo ano.

Em 2017 recebe o Prêmio da  American College of Cardiology como co-autor do tema de pesquisa "Health Insurance Related Disparities In Reperfusion And Mortality For Patientes With St segment elevationMyocardial Infarcition In Sergipe Brazil".

 Mesmo com algumas dificuldades, que são comuns a alunos que vivem em cidades no interior, Íkaro nunca se deixou abater, e foi além (...), aliás, a história do jovem grego Ícarus se confunde com a história do nosso Íkaro pirambuense, que voou para além dos muros de uma pequena cidade.  

  Em 2012,  mudou-se para Nossa Senhora do Socorro, logo depois do nascimento do seu único filho, Pedro Miguel Farias de Carvalho. Em 2016  decide passar uma temporada no Estado de Pernambuco para cursar o Doutorado.

Com certeza, não só Pirambu, mas,o mundo inteiro tem muito do que se orgulhar desse talentoso e intelectual jovem pirambuense, nascido e criado entre seus habitantes. Aliás, alguns decidem viver a vida para amar apenas sua familia e ajudar àqueles mais próximos. Outros porém decidem largar o aconchego do  lar para buscar a paz e o amor para uma nação inteira. Como já disse o grande cientista Steve Jobs:

" Cada sonho que você deixa de sonhar, é um pedaço do seu futuro que deixa de existir".

"Tenho muitas fontes de força e determinação, Primeiramente Deus, meus pais, minha família, meus professores, muitas pessoas que estão ou passaram por minha vida,  e me deixaram algo de bom e algum motivo para fazer o que faço. Alguns professores como Antônio Hamilton, Maria do Carmo, Neize e Figueiroa, me fizeram olhar outras possibilidades, que antes eu não vislumbrava. Minha orientadora de Mestrado e Doutorado foi quem sonhou mais longe. Outros colegas de trabalho e pesquisa também tem, no presente, essa participação, como Esdras Santos, Ricardo Gurgel ou José Augusto. Contudo, meu maior apoiador e sonhador dos meus sonhos são meus pais".

                                                                                               (Íkaro  Carvalho Barreto)


_________
Jéssica Feitoza









Nenhum comentário:

Postar um comentário

MAIS ACESSADAS

NOTÍCIAS