segunda-feira, 19 de março de 2018

Sergipe no Fórum Mundial da Água


Nos próximos dias 18 a 23 de março o Brasil vai sediar o maior evento mundial relacionado ao tema água: O Fórum Mundial da Água – FMA. Participantes do mundo inteiro representando governos, agências das Nações Unidas, organizações intergovernamentais, organizações não-governamentais, universidades, empresas e indústria, grupos indígenas, grupos da juventude e dos meios de comunicação, estarão em Brasília especificamente no Centro de Convenções Ulysses Guimarães e Estádio Nacional Mané Garrincha.

Em sua oitava edição, sendo esta a primeira vez no hemisfério sul, ocorre em meio a muitas contradições, em torno da significação da água sob vários interesses, motivo pelo qual desde o 1 º Fórum Mundial da Água, realizado em Marrakech, Marrocos, em 1997, já havia debate acalorado entre dois grupos distintos de países: de um lado os que são a favor e do outro os que são contra tratar a água como um bem comercializável ou seja uma mercadoria como outra qualquer, este tem sido um dos pontos que perdura até hoje e por isso se criou o fórum alternativo – FAMA
Representantes de Sergipe

 O FMA acontece a cada três anos, a primeira edição aconteceu em 1997 no Marrocos em Marrakesh, em seguida em Haia no ano de 2000, Japão em 2003, México em 2006, Istambul em 2009, Coreia em 2015, e em 2018 no Brasil. Segundo o conselho mundial da água o 

“Fórum é um processo aberto a todos e tem por objetivo aumentar a importância da água na agenda política, apoiar profundas discussões internacionais para ajudar a resolver os problemas da água no século 21, formular propostas concretas, e gerar políticas de compromisso”.

 O Fórum Mundial da Água consiste num espaço de diálogos entre organizações internacionais, regionais e nacionais da água. O Conselho Mundial da Água é financiado por mais de 300 organizações de 60 países, incluindo empresas de água, governos, instituições e associações hidrológicas envolvidos na investigação, aplicação e educação.
 A água por mais que seja uma necessidade humana ainda não é um bem partilhado entre os povos, pois, atualmente mais de 800 milhões pessoas no planeta não têm acesso à água potável, enquanto cerca 2,5 bilhões não têm acesso a saneamento, 125 milhões de crianças menores de 5 anos vivem em casas sem acesso a água potável, em estado de vulnerabilidade a doenças de veiculação hídrica. Nesse sentido, a sociedade deve se envolver e se posicionar nessas decisões, pois dela depende nossas vidas e as próximas gerações.

Sergipe no Fórum Mundial da Água

 

         
     O estado de Sergipe sempre se destaca  quando o assunto e recursos hídricos, já ganhou dois prêmios da Agencia Nacional de Água – ANA, também tem investindo mais de 30 milhões de dólares na BACIA HIDROGRAFICA DO RIO SERGIPE através do Programa Águas de Sergipe, as três Bacias hidrográficas estaduais tem Comitês de Bacia instituídos, Comitês do rio Piaui tendo João Fontes Jr Presidente, CBH rio Japaratuba  Ângela Vieira e o comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Sergipe Marcus Lazaro, Marcus Lazaro Foi membro da secretaria nacional de comitês de Bacias Hidrográfica do Brasil.
               A Vila Cidadã tomará conta do Estádio Nacional Mané Garrincha entre os dias 17 e 23 de março de 2018. O acesso é totalmente gratuito e aberto a todos os participantes. Para os visitantes, é necessário apenas um credenciamento prévio. Haverá espaço para credenciamento de visitas em grupo com horários definidos.
________
Por Sheila Patrícia Eng Florestal
Foto: Thalyta Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MAIS ACESSADAS

NOTÍCIAS