terça-feira, 15 de maio de 2018

Município de Maruim reativa plantão médico 24 horas


 Com uma população estimada de 17.297 habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município de Maruim conta a partir desta segunda-feira (14), com plantão médico 24 horas no hospital Nossa Senhora da Boa Hora. A medida visa ampliar o atendimento médico à população, sobretudo em caso de urgência.

De acordo com o prefeito Jeferson Santana, a saúde deve ser prioridade em qualquer gestão. “Com muito esforço conseguimos organizar a situação financeira do município e reativar o plantão médico 24 horas na urgência do hospital de Maruim”, destacou.

O prefeito também destacou outras ações desenvolvidas na área da saúde. “Em breve vamos entregar mais três clínicas de saúde para descentralizar o atendimento médico e diminuir cada vez mais a espera para ser atendido. Além disso, já adquirimos outra ambulância e compramos mais medicamentos para a farmácia básica”, completou o gestor.

A urgência do Hospital Nossa Senhora da Boa Hora funcionou, durante alguns meses, com o plantão médico no período noturno e parte da manhã, em virtude da crise financeira. A partir desta segunda-feira, o plantão retornará ao ciclo de 24 horas com atendimento a casos de urgência como, por exemplo, luxações, torções, fraturas e dengue.

 O Conselho Federal de Medicina classifica, através da Resolução 1.451/95, a urgência como ocorrência imprevista de agravo à saúde com ou sem risco potencial de vida, cujo portador necessita de assistência médica imediata.
O hospital de Maruim possui sala de estabilização e reanimação, além de materiais relacionados aos procedimentos de urgência.

 O município de Maruim também possui sete equipes de Programa Saúde da Família, além de profissionais de diversas especialidades como clínico geral, ginecologista, obstetra, pediatra, psiquiatra, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, nutricionista, psicóloga, entre outros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

MAIS ACESSADAS

NOTÍCIAS