quinta-feira, 4 de agosto de 2016

CRUZ (...Credo): Eles sempre foram a/da classe dominante

Marcos e Silvia Cruz nunca pensaram no povo (... que não fosse da casa deles)

Silvia Cruz
Em 1982 o odontólogo (ele não é doutor) Marcos Lopes Cruz se elegeu prefeito de Pirambu pelo PDS (seu pai, Mário Trindade Cruz foi prefeito de Japaratuba e seu irmão Juarez Lopes Cruz de Pirambu pela UDN - que viraria ARENA e depois PDS). Administrou Pirambu com não de ferro perseguindo impiedosamente seus adversários.

Seis anos depois, já no PFL (que reunia as piores referências do PDS), rompeu o acordo firmado  com Carlos Amaral (PFL) vereador mais votado em 1982 e seu fiel escudeiro e decide importar César Rocha lannçnndo-o candidato a prefeito com a condição deste lhe retibuir quatro anos depois.
Para derrotar o agora 

dissidente Carlos Amaral que fora para o PSB de Valadares em 1987 e depois em 1988 para o PL do advogado João Fontes; então presidente da ENERGIPE (satélite de Valadares), Marcos cooptou seu ex adversário Nelson Vieira  (ex-PMDB) lançando o vice-prefeito (Nelson retornou para o PMDB em 1991).

Em 1992, César Rocha retribui o apoio e depois de uma gestão desastrosa (construiu dois quebra-molas na cidade e não acentou um paralepipedo nos povoados), apoiou Sílvia Cruz, esposa de Marcos para prefeito de Pirambu. Na gestão de César,  Marcos era Secretsrio de Obras e Sílvia de Saúde (apenas isso).  César indicou o vereador Evsldo de Carvalho, o Gago, para vice-prefeito.

Sílvia havia se comprometido com César Rocha e Gago em apoiar o vice para sucedê-la, mas assim como não honrou o compromisso com Carlinhos Amaral em 1988, o fez igual com Gago em 1996, apoiando o filho do deputsdo estadual Reinaldo Moura (PFL); André "Moura" para prefeito, com as bênçãos do economista José Nilton (PSDB) que foi um dos signatários desse acórdão das elites.

Mas André Moura não devolveu a chance dos Cruz retornou ao comando do município e disputou a reeleição, impondo a Marcos (já no PSB de Valadares), agora seu adversário, a segunda maior derrota proporcional do pais em 2000 - com o apoio dos Gagos, que fizeram acordo para receber salários atrasados.

Ambientado na oposição, Marcos disputou a Câmara de Vereadores em 2004 e assiste a derrota de Zé Nilton (substituído por Vado de Gago) para Elinho Martins (substituído por Juarez Batista).

O vereador Marcos consolida sua opção pelo poder econômico e recusa ser candidato a vice-prefeito de um filho de pescador, preferindo ser do "doutor" em 2008. Mas por pirraça e para facilitar o retorno dos Mouras ao poder estimulam e apostam na aventura de Vado em 2012 e assiste seu ex-aliado Nilton perder o comando da administração. Elinho é eternamente grato aos Gagos e aos Cruzes pela sua vitória naquela eleição.

Estamos em 2016 e 34 anos depois da ascenção e débacle, os Cruzes ainda tentam se manter em evidência,  ensaiaram candidatura a prefeito de um ou de outro,  mas ainda não decidiram para que lado irão cair...SE ME ENTENDEM!
__________
por Claudomir Tavares  (48), professor da rede pública municipal e estadual

MAIS ACESSADAS

NOTÍCIAS