quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Produtos do Coletivo Japaratuba em Rede chegam ao Museu da Gente Sergipana

Na próxima sexta-feira, dia 12, das 15h às 18h, o Projeto Japaratuba em Rede: Juventude, Cultura e Cadeias Produtivas terá as suas atividades encerradas. A partir daí será a vez do Coletivo Japaratuba em Rede continuar suas ações. O Museu da Gente Sergipana Governador Marcelo Déda será o palco da exposição e comercialização dos produtos confeccionados ao longo do projeto.

Com peças de moda, decoração e utilitários, a terceira e última Mostra Cultura em Rede vai reunir uma diversidade de produtos artesanais que possuem inspirações nas referências culturas do município de Japaratuba. Colares, brincos, bolsas e cachecóis utilizando a técnica do crochê. Batas, panos de prato e toalhas bordados. Sandálias e chapéus de palha. Pulseiras de macramê. Fazem parte da coleção que compõe a linha de produtos do Japaratuba em Rede.

Estes mesmos produtos, seus respectivos artesões e as técnicas utilizadas foram personagens de quatro minidocumentários realizados pelos alguns jovens do projeto durante a oficina de Introdução às Técnicas do Audiovisual. Também no dia 12 teremos o lançamento da linha de produtos e uma Rodada de Negócios, onde comerciantes e lojistas poderão conhecer as peças e fazer encomendas dos diversos produtos.

A terceira Mostra Cultura em Rede faz parte da programação do ‘Agosto Mês das Culturas da Gente’. O Agosto Mês das Culturas da Gente 2016 acontece do dia 05 ao dia 27 de agosto no Museu da Gente Sergipana. Confira a programação completa em: www.museudagentesergipana.com.br.

Japaratuba em Rede
O projeto tem como objetivo contribuir para a educação profissional no campo cultural de jovens de Japaratuba por meio da aprendizagem de conhecimentos técnicos, metodologias participativas e implementação de auto-organização dos grupos baseados nos princípios do cooperativismo e da gestão cultural sustentável, na perspectiva de que os mesmos possam estruturar uma cadeia produtiva da cultura na região que, a longo prazo, viabilize retorno econômico para os beneficiários e para a comunidade em geral e possibilite a manutenção do patrimônio cultural da cidade.

O Japaratuba em Rede é realizado pelo Instituto Banese com o patrocínio da Petrobras e em parceria da Universidade Federal de Sergipe, Sebrae, Senac, Ação Social Professora Elisabete (ASPE), Câmara Municipal de Vereadores, Instituto de Desenvolvimento Humano – Clube de Mães Padre Geraldo e Prefeitura Municipal de Japaratuba.


Saiba mais sobre o Japaratuba em Rede:

MAIS ACESSADAS

NOTÍCIAS