domingo, 7 de agosto de 2016

Protestos contra Temer: forte repressão na abertura das Olimpíadas

RESUMEN LATINOAMERICANO, com a colaboração do Brasil de Fato e de inúmeros colegas das mídias independentes do continente, que formaram um pool informativo para mostrar a outra face deste evento internacional.

OS PRIMEIROS PROTESTOS PELA MANHÃ
MILHARES DE MANIFESTANTES BLOQUEARAM RUAS E OBRIGARAM A MUDAR O PERCURSO DA TOCHA OLÍMPICA

05 de agosto de 2016 • Milhares de militantes dos movimentos sociais, sindicatos e partidos políticos bloquearam as seis pistas da avenida que margeia a praia de Copacabana.

05 de agosto de 2016 • Jornada inicial caótica para Rio 2016. Os protestos contra o presidente interino do Brasil, Michel Temer, no passeio marítimo de Copacabana, a praia mais emblemática do Brasil, obrigou o Comitê Organizador a modificar o percurso da tocha olímpica. Além disso, se registraram diversos incidentes durante a manifestação, que continuou até as zonas circundantes do Maracanã: corridas e enfrentamentos com a polícia.

É que milhares de militantes dos movimentos sociais, sindicatos e partidos políticos se manifestaram com um bloqueio às seis pistas da avenida que margeia a Praia de Copacabana, por onde ia passar a tocha em seu caminho para o Maracanã.

As autoridades brasileiras enviaram cerca de 85.000 efetivos para garantir a segurança durante os Jogos.

A manifestação foi convocada pelas Frente Brasil Popular, Frente Povo sem Medo e Frente da Esquerda Socialista.

Segundo as agências, um pequeno grupo de manifestantes foi detido pelas forças armadas, que pareceram disparar gás lacrimogêneo para evitar que se aproximassem do perímetro de segurança em torno do Maracanã.

Os manifestantes chegaram a uns dois quilômetros do estádio e, ao tentar aproximarem-se mais, foram empurrados pelos policiais, o que provocou alguns confrontos. Imagens de televisão mostraram dois manifestantes colocando fogo em uma camisa amarela com o logotipo “Rio 2016”, a mesma que utiliza o pessoal que trabalha nos Jogos.

Todavia, não se sabe o número exato de presos, ainda que nas imagens se veja ao menos um homem que era metido em uma caminhonete da polícia.

A manifestação foi convocada para aproveitar a atenção mundial e midiática que concentra o Rio de Janeiro a poucas horas do início dos Jogos Olímpicos, porém coincidiu com a decisão da Comissão que estudou o caso de Rousseff, que recomendou ao plenário do Senado sua destituição, por ter “atentado contra a Constituição”. O Senado votará duas vezes: na próxima terça-feira e no fim de agosto, quando Rousseff pode ser afastada definitivamente do cargo no final deste mês.
Com a tocha olímpica e o Fora Temer escrito em suas nádegas

Com o estivador Tarcisio Carlos Rodrigues, as autoridades brasileiras quiseram destacar-se com uma atividade: devia levar a tocha olímpica pelo porto do Rio de Janeiro. Era a maneira, disseram, de identificar os jogos com as classes trabalhadoras.

Este homem, de 31 anos, aceitou o desafio de participar do revezamento pela cidade do Rio. Porém, quando estava no meio do trajeto, pela rua do Livramento, com a tocha nas mãos deixou cair sua calça. Exibiu as nádegas para as câmeras de TV, locais e estrangeiras, que acompanhavam a corrida. E ali se viu a inscrição que tinha pintado no traseiro: “Fora Temer”, dizia.

A polícia se apressou a tirar a tocha das mãos do estivador. Em seu redor, no entanto, muita gente entoava a consigna da cueca. Como se isso não bastasse, o escolhido entre os pobres do Brasil, começou a debochar: “Caiu minha calça. Ui”. O Comitê Organizador dos jogos disse que o homem tinha assinado um compromisso no qual aceitava que não podia manifestar-se politicamente na corrida.

Este não foi o único problema que encontrou o longuíssimo percurso seguido pela tocha. Na região Metropolitana encontrou outras dificuldades: em Duque de Caxias, uma manifestação parou a passagem e as forças repressivas não titubearam em usar balas de borracha, ao ponto de ferir uma criança de 10 anos. Não eram quaisquer manifestantes: estudantes e professores do Sindicato Estatal de Profissionais de Educação.

Essa insatisfação vem de muito tempo. Uma greve de docentes de 4 meses recém terminou esta semana. Em Niterói, vizinha do Rio, do qual está separada por uma ponte, a tocha não despertou emoções. Bem pelo contrário. Ali, trabalhadores municipais saíram para protestar contra as demoras em receber seus salários. A polícia respondeu como sempre: atirou o “gás de pimenta”.

Porém, os organizadores desta passagem da tocha tiveram que mudar o caminho. O episódio terminou quando decidiram transportar a tocha por barco até a capital carioca. Ali, a tomou o prefeito do Rio, Eduardo Paes, e andou com ela umas duas quadras.

REPRESSÃO CONTRA OS MANIFESTANTES

Movimento dos Trabalhadores sem Teto protestou em Copacabana
No marco do início dos Jogos Olímpicos Rio 2016, movimentos sociais e políticos, entre eles, o Movimento dos Trabalhadores sem Teto (MTST) foram às ruas protestar contra o governo interino de Michel Temer.

A convocatória foi feita no domingo passado, 31 de julho, durante um grande protesto realizado em diferentes pontos do país, sob a consigna “Fora Temer”.

Para o dia 9 de agosto, estão planejados diversos atos nas principais cidades de todo o país para reiterar o rotundo repúdio às medidas impostas por Temer em dois meses e meio de Governo.

Aproveitando a atenção internacional que terá o Brasil, as forças populares brasileiras pretendem demonstrar o descontentamento com as ações do governo interino de Michel Temer.

Os sindicatos fixaram para 16 deste mesmo mês uma mobilização nacional em defesa da manutenção dos direitos sociais, a criação de emprego, a retomada do crescimento e contra as ameaças aos direitos trabalhistas.

O atual governo é acusado de golpista e de montar um “Governo ilegítimo”, após armar toda uma tramoia que deu início a um processo jurídico que afastou a mandatária constitucional Dilma Rousseff de suas funções em 12 de maio passado.

As manifestações contra Temer não ocorrerão apenas no dia inaugural. Paralelo às competições e jornadas desportivas, os protestos e concentrações estarão na agenda dos brasileiros.
Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=Ep126xB8Ta8

Fonte: http://www.resumenlatinoamericano.org/2016/08/05/brasil-multiples-protestas-contra-temer-obligaron-a-cambiar-el-recorrido-de-la-antorcha-fuerte-represion-policial-cerca-del-estadio-olimpico/

Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)

MAIS ACESSADAS

NOTÍCIAS