quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Família do povoado Marimbondo vive sob risco de desabamento

Com risco de desabamento, a casa onde Maria Angélica dos Santos (26) vive com seus dois filhos menor de idade, fica localizada no povoado Marimbondo, distante acerca de 16 Km da sede do município de Pirambu.

 

A casa foi uma herança herdada por seus pais. As camadas de barros contem rachaduras e podem servir de abrigo para o barbeiro, inseto causador da doença de chagas. 



Desempregada, Angélica sobrevive basicamente  do benefício do Bolsa Família, no valor que chega entorno de 200 reais, essa é sua renda mensal, que dividido por 03, soma o total de R$ 66 por pessoa.


 Angélica conta que chegou a procurar a Assistência Social do Município para ajudá-la a fazer sua casa, mas, nunca conseguiu ” Na época em que fui procurar, fui informada que meu nome já constava na lista, mas, que a construção seria feita por etapa, uma espécie de sorteio, mas, até agora nada”. Afirma.

 

 Ela conta ainda que apesar das necessidades financeiras enfrentadas, não participa de nenhum benefício social vindo da prefeitura, nem mesmo, do "Mesa Farta".

 

Diante das declarações, procuramos o contato com a Prefeitura do Município de Pirambu, de acordo com o Assessor de Comunicação, o projeto que visou construir casas para pessoas de baixa renda no município, foi acessado ainda durante a 1ª gestão do prefeito Élio Martins (PSC), que de inicio, solicitou a quantidade de 150 casas ao Governo Federal, mas, só foram atendidas 20 unidades.


Ainda segundo o assessor, "recentemente, o prefeito enviou o "Projeto Reformando" para a aprovação na Câmara Municipal, que  pretende reformar casas do município, repito, "reformar, não é construir casas". 


 "para  conseguir o beneficio, as pessoas devem fazer o cadastro na Secretaria de Assistência social do município, após o cadastro, será agendado a visita em Lócus pela a Assistente social, juntamente com o Engenheiro, que irão avaliar as necessidades do pedido".


O assessor de comunicação ficou de informar quando as reformas de casas terão inicio, mas, afirmou que o pessoal já começou a fazer os cadastros.

 Em relação ao Programa Mesa Farta, o Assessor de Comunicação falou que este é aberto á todas as pessoas que são baixa renda,  e os critérios para a aprovação do cadastro, seguem os mesmos critérios do Governo Federal. 

 Para se ter acesso ao Mesa Farta, o interessado precisa procurar o  Centro de Referencia de Assistência Social do Município- CRAS e solicitar o cadastro.



_________
Jéssica Feitoza


2 comentários:

MAIS ACESSADAS

NOTÍCIAS