quarta-feira, 9 de maio de 2018

MÁRIO TRINDADE: PM-SE realiza palestra de prevenção às drogas e é aplaudida de pé por alunos e professores

Estiveram presentes cerca de 200 alunos com idades entre 15 e 45 anos da Escola Municipal Mário Trindade Cruz


Difícil foi não se emocionar com a palestra ministrada pelo Sargento Militar Prado, membro há mais de 16 anos do PROERD/SE, Programa Educacional de Resistência às drogas e à violência do Estado de Sergipe. O Programa faz parte da Secretaria de Segurança Pública do Estado- SSP/SE.

A iniciativa de trazer o PROERD a escola, surgiu da necessidade avaliada  pela Secretaria Municipal de Educação do Município de Pirambu- SEMED, que teve a preocupação em ajudar  jovens estudantes, que se encontram influenciados  pela violência e  uso de entorpecentes.

De acordo com a estudante Juliana dos Santos Souza "essa palestra veio na hora certa, pois infelizmente, vemos muitos colegas usando e comercializando entorpecentes dentro da escola".

O objetivo da palestra foi mostrar aos  jovens, que ele é o responsável pelas consequências e escolhas da  vida deles. De acordo com o Sargento Prado: " a todo momento pessoas estão oferecendo coisas ilícitas, mas nós temos que ter habilidades, autoconfiança,  para não nos iludimos com prazeres momentâneos". 

A palestra ajudou aos jovens a pensar no respeito ao próximo, ao valor que tem uma vida saudável, nas oportunidades, problemas e desafios que nos são oferecidos todos os dias.

Uma lição de vida...


O Sargento Prado contou que ele quando criança morou no Complexo do Alemão, no Estado do Rio de Janeiro,  perdeu a mãe muito cedo e que essa, era vitima de violência domestica. Quando sua mãe faleceu, ele tinha cerca de 07 anos de idade, e teve que cuidar do seu irmão mais novo de 03 anos.

Para poder trabalhar nas ruas, Prado contou que precisava deixar seu irmão na creche e pegá-lo todos as noites. Nessa rotina, Prado acabou entrando em facções criminosas para sobreviver, mas logo foi trazido a Sergipe pelo pai biológico, que tinha  problemas de alcoolismo.

 Por duas vezes recebeu dois golpes de punhal pelo próprio pai biológico, até que um dia, um vizinho professor o pegou para criar. A partir dalí, Prado passou a conhecer o que era família, amor e aprendeu a ter limites na vida. Seu novo pai lhe colocou na escola e o incentivou a estudar para o concurso da Policia Militar, onde atua até hoje.


Prado mostrou que tinha tudo para não gostar de policia, mas ele aprendeu muito na vida,  e por  isso, vem mostrar aos alunos, que a policia é uma instituição do bem, pois quando não valorizamos o trabalho da policia, estamos alimentado facções criminosas.

Por fim, Prado falou que:"eu acredito em vocês".





______
Por Jessica feitoza


Nenhum comentário:

Postar um comentário

MAIS ACESSADAS

NOTÍCIAS